sexta-feira, 25 de abril de 2008

CONVERTER O SOFRIMENTO EM SABEDORIA

CONVERTER O SOFRIMENTO EM SABEDORIA

Existe sempre um motivo, para os obstáculos que nos aparecem no longo percurso dos nossos objectivos de vida, entre o querer, fazer, até chegarmos a vencer! Estes desvios devem ser considerados como uma aprendizagem. Lições, lições de vida! Mas devemos sobretudo, ter a capacidade de usar o sofrimento (proveniente de alguns dos muitos obstáculos) como sabedoria!

A minha forma de estar, sentir, pensar, precisavam duma afinação. E o equilíbrio é fundamental. Equilibrar a balança. É o que tenho feito, ou pelo menos, tentado!

Hoje sou uma pessoa que me valorizo mais, valorizo mais os momentos de paz, serenidade, e tento valorizar mais a minha forma de ser! Estar presente. Estar à altura! Estar… não só para mim, mas também para os outros…

Devemos igualmente pensar, que o nosso sofrimento comparado a muitos outros, não passa apenas duma fase menos boa. Temos que ter uma visão menos egocêntrica, e pensar que até somos pessoas de sorte! Sorte por termos tido uma família, educação, estudos, saúde, emprego, e pessoas que gostam de nós! Pensar que ainda temos uma vida pela frente, e precisamos apenas de Lutar! Para Vencer!

As lições de vida que tido até agora, estão a ser fundamentais… Há coisas que não se ensinam… temos de aprender sozinhos!

Uma das coisas que aprendi, é que não podemos esperar que os outros sejam genuínos como nós. Para não criarmos ilusões… Falsas ilusões… Há palavras de conforto que nos são ditas, quando os nossos problemas não afectam os outros. Porém, quando isto acontece, grande parte destas palavras deixam de se ouvir. Dão lugar a lamentações, desculpas, ou até mesmo, ao vazio, ausência… Mas já todos devíamos saber que:

“Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça.
No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”

Felizmente, quantidade não significa qualidade! E Há amigos, a quem podemos dizer certo tipo de coisas:

“Embora TU sejas a pessoa que melhor me compreende… NÃO quero Nunca, que penses, que me dás maus conselhos… Sou uma boa ouvinte, embora às vezes não pareça… Absorvo as tuas palavras como esponja, porque mais tarde ou mais cedo, sei que vou precisar delas… Para me reconfortar; me orientar; me decidir, ou mesmo, resignar…”

Estar atento é fundamental. Aprender a ouvir é essencial!

Querer é um começo. Não o fim! O caminho, somos nós que o fazemos. Com dor, perda, alegria, conquista, e muito mais. Se trabalharmos a nossa capacidade de converter o sofrimento em sabedoria, teremos forças para superar tudo, e todos!


“A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional...” CARLOS DRUMOND DE ANDRADE

Texto de,
TERESA BATISTA

1 comentário:

ACP disse...

Muito obrigada minha querida! :)
Também já aprendi a pensar assim e, quando sinto o sofrimento a querer atacar, logo tento ver o lado positivo da dor, ver o que aprendi com ela.

Fazendo a metáfora entre a vida e aquilo que faço profissionalmente, a dor, o sofrimento, provêm de não conformidades (NC) ocorridas no nosso curso natural rumo às nossas metas. Assim, há que buscar a causa dessa NC e implementar acções correctivas (AC) e/ou mesmo preventivas (AP) de modo a reduzir a dor, o sofrimento, mas sobretudo de modo a eliminar/prevenir a possibilidade de poderem voltar a ocorrer pela mesma causa.

Beijo grande,
Ana